CURSO EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E CIDADANIA

Este blog destina-se a um trabalho de conclusão do Curso Educação para a Diversidade e Cidadania - UNESP de Bauru - Polo Franca - SP e tem como objetivo combater o racismo e o preconceito nas escolas e por consequência em toda a nossa sociedade.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Tipos de preconceito

O que é preconceito? Como o nome já diz é o pré-conceito,ou seja, uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados. Há inúmeros tipos de preconceito, mas abaixo estão os principais:

Preconceito à outra cor -
É denominado de racismo e existe principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos etc...

Preconceito contra loiras- Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?

Preconceito à outra religião -
Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.

Preconceito contra as mulheres -
É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente à costurar e cozinhar.

Preconceito quanto a classe social -
Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo: "Isso é coisa de pobre..", ou vice-versa.

Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual - Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.

Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade -
A maioria dos brasileiros critica os norte-americanos, apesar de estar sempre os imitando. Brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Precisamos aprender que nem todo português é burro e nem todo brasileiro é malandro.

(autor:desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário